Carreta da Inovação chega com tecnologia em cidade da Amepar

A cidade de Ibiporã recebeu nesta terça-feira (14) a Carreta da Inovação, projeto da secretaria estadual da Inovação e Inteligência Artificial (Seia). Dentro da carreta são oferecidas atividades gratuitas voltadas à tecnologia, ciências, lazer e empreendedorismo. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A Carreta da Inovação tem como objetivo tornar o acesso à inovação e novas tecnologias mais fácil para a comunidade paranaense, por meio de oficinas, workshops, palestras e experiências práticas. Nos últimos 10 meses as duas unidades itinerantes juntas receberam mais de 60 mil visitantes. Até o final de 2025 a expectativa é que a iniciativa chegue a mais de 80 municípios atendidos.

A assessora da Secretaria de Inovação, Katia Coutinho, diz que o veículo está recheado com novas tecnologias para que a população tenha um primeiro contato.

“Muitas pessoas não conhecem nem um notebook, então trouxemos notebooks com inteligência artificial, também temos óculos de realidade virtual onde um dos cenários que a gente pode colocar é o voo de um balão. Temos também a impressora a laser que recorta, grava e a impressora 3D que usa filamento a base de cana de açúcar e produz brinquedos para as crianças conhecerem”, disse.

Ainda de acordo com a assessora, a Carreta da Inovação deve passar por todos os municípios do estado. O objetivo é despertar o interesse da população pela tecnologia. “Como diz o nosso secretário de inovação, Alex Canziani, a inteligência artificial não vai tirar os nossos trabalhos, são as pessoas que não souberem lidar com ela que ficarão para trás. Todas as profissões de uma forma ou de outra já utilizam a inteligência artificial”.

A Carreta da Inovação fica aberta ao público em Ibiporã de terça (14) a sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 18h.