HISTÓRIA DA AMEPAR

A Associação dos Municípios do Médio ParanapanemaAMEPAR nasceu em 1973 para representar 23 municípios da região norte do Paraná. O movimento que culminou na formação da entidade foi resultado do trabalho dos prefeitos de então, que compreenderam a importância de unir forças para tratar dos interesses comuns a todos os municípios. Já então era forte a semente do reconhecimento do municipalismo enquanto sistema capaz de trazer crescimento e desenvolvimento sustentável.

A reunião de fundação da AMEPAR ocorreu no dia 15 de junho, na sede da Secretaria de Educação e Cultura de Londrina. Seu primeiro presidente foi José Richa, naquela ocasião prefeito de Londrina. Orlandino de Almeida, prefeito de Rolândia foi eleito vice presidente e José Jabur, prefeito de Porecatu, segundo vice.

Antecipando a força que as associações de municípios teriam no futuro, no seu discurso de posse José Richa deixou claro que a Associação poderia ser um grande exemplo de cooperativismo municipal. Com o tempo a sua fala se comprovou nas várias lideranças políticas que a região produziu e na força econômica em que se transformou, principalmente nas décadas de 80 e 90.

No primeiro estatuto da Associação constavam : Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafera, Cambé, Centenário do Sul, Colorado, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Itaguagé, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Nossa Senhora das Graças, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Santa Inês, Santo Inácio e Sertanópolis. A primeira reunião formal aconteceu na tarde do dia três de agosto do mesmo ano, também em Londrina. Mas o estatuto aprovado no dia de sua fundação garantia o tratamento igualitário, estabelecendo que as reuniões poderiam ocorrer em qualquer um dos municípios associados.

A história da AMEPAR é marcada sempre por lutas e conquistas para ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios associados. Seus presidentes e prefeitos ergueram e defenderam esta bandeira. Sua sede permanece localizada na cidade de Londrina, onde os prefeitos associados continuam a trabalhar intensamente para representar, defender e reivindicar os interesses das administrações municipais da microrregião.

Atualmente a AMEPAR conta com 22 municípios associados, sendo eles: Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana.

Associação dos Municípios do Médio Paranapanema

 Rua Emílio de Menezes, 199 Jardim Shangri-Lá – CEP: 86070-590 –  Londrina – PR. 
(43) 3028-0952[email protected]