A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná começou na terça-feira (21) a quarta etapa da Jornada das Contratações Públicas: da Teoria à Prática, do Planejamento à Execução. O curso gratuito, realizado na UEL (Universidade Estadual de Londrina) qualifica gestores, servidores públicos, além de profissionais das áreas administrativa e jurídica de empresas que atuam em licitações.

Na quarta etapa da capacitação os participantes vivenciam oficinas práticas com exercícios e atividades voltadas para a área de licitações, por exemplo. Casos reais são levados para que os eles possam encontrar soluções concretas.

Os temas abordados na terça-feira (21) foram: execução de obras, medição, recebimento, funções de um fiscal e os cuidados necessários. A oficina foi apresentada por dois auditores do Tribunal de Contas do Estado.

Marcel Lanteri Pierezan, auditor do Tribunal, diz que profissionais de várias áreas participaram das oficinas em Londrina. “Aqui nós temos advogados, engenheiros, técnicos, agentes de contratação e eles lidam com casos práticos que geram muitas dúvidas e discussões.” Ainda de acordo com o auditor, as vivências compartilhadas enriquecem as oficinas.
“O principal aqui é que quando os grupos de participantes são unidos, as experiências de cada um são compartilhadas de forma ampla. Nós conseguimos fazer com que opinem sobre temas de casos concretos que até então tinham dúvidas”, destacou.

As oficinas são realizadas na terça-feira (21) e quarta-feira (22) em Londrina.