O Governo do Estado vai repassar R$ 50 milhões aos municípios paranaenses atingidos pelos temporais no início de Novembro. Os recursos são do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). Segundo o governador Ratinho Júnior, o dinheiro poderá ser usado na compra de óleo diesel para os maquinários municipais, limpeza de ruas, abastecimento de caminhões-pipa e reparos em estradas rurais.

Em outra ação, a Fomento Paraná vai criar uma linha de crédito a juro zero, subsidiado pelo Estado, que vai disponibilizar até R$ 10 mil a famílias que tiveram suas casas danificadas possam fazer reparos. As empresas que foram afetadas também terão apoio do Estado por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que vai disponibilizar uma linha de crédito com juros subsidiados.

De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do último dia 03, mais de 32 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. 284 pessoas ficaram desabrigadas e 4.252 desalojadas, hospedadas temporariamente em casas de familiares ou amigos.

Na Região da Amepar os ventos passaram dos 90 km/h em algumas cidades derrubando estruturas e postes de energia. Em Pitangueiras, de acordo com a Defesa Civil, foram 130 mm de chuva. O granizo danificou o telhado de muitas casas e estabelecimentos. O município de Alvorada do Sul chegou a ficar 40 horas sem energia elétrica por causa dos danos na rede. A energia só foi restabelecida por volta 20h de segunda-feira (03).
