Malha rodoviária na região da Amepar deve passar pela maior transformação em anos

Desde o último mês de outubro uma série de anúncios indicou o que deve ocorrer nas rodovias que cortam as cidades da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). O último foi na quarta-feira (05) quando a Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística anunciou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o edital da obra da nova trincheira da BR-369 com a Rua da Esperança em Cambé. A obra será realizada no km 161 da rodovia. O edital prevê quatro meses para elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e na sequência 12 meses para execução dos serviços, utilizando o regime de contratação integrada.

No dia 23 de outubro O Consórcio Infraestrutura PR venceu a disputa pelo Lote 4 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. Oito rodovias estaduais e três federais que passam por 33 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos. Estão previstos 239,6 quilômetros de duplicações. O lote também prevê a construção de novos contornos rodoviários para desafogar o trânsito urbano e melhorar a mobilidade regional. Em Londrina, será implantado o Contorno Norte, com 30,1 quilômetros de extensão, interligando as rodovias BR-369 e PR-445 e beneficiando diretamente o tráfego de carga e o deslocamento metropolitano entre Cambé, Londrina e Ibiporã.

Uma semana depois o DER/PR lançou o edital para contratar a elaboração do anteprojeto de engenharia da duplicação do Contorno Norte de Rolândia. Serão 4,97 quilômetros de duplicação do contorno, que é parte da PR-323, e mais 3,30 quilômetros de duplicação da PR-170, em trecho ligado ao contorno, além da adequação do acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, fora do trecho de duplicação.

Já em Arapongas, na PR-444, será construída uma nova ponte no km 0+100, uma nova passagem superior sobre a pista no km 0+200, um Diamante no km 7.Em Ibiporã, a PR-862 ganhará faixas adicionais do km 4 ao km 9, um viaduto do tipo Trombeta no km 0 (entroncamento com a BR-369), dois Diamantes no km 1 e km 5 e uma passagem superior no km 6. Em Jataizinho as obras na BR-369 incluem faixas adicionais no km 129, ciclovias do km 127 ao km 129, um Parclo no km 127, um Diamante no km 130 e uma passarela para pedestres no km 129.