O Conecta Norte – Mutirão de Empregos encerrou 2025 com três edições realizadas e milhares de trabalhadores atendidos em Londrina, Cambé e Ibiporã. Além disso, o Conecta também aproximou as cidades da região fortalecendo a economia. A última edição foi na segunda-feira (26/11), em Ibiporã. Participaram 45 empresas da região que ofereceram 800 vagas de trabalho.

Para o prefeito de Ibiporã o Conecta Norte tem impactos econômicos positivos em toda a região. “O mutirão tem uma importância fundamental em toda a região que compreende a AMEPAR e seus 22 municípios. Um verdadeiro crescimento acontece aqui. A economia precisa de alavancas e a maior delas é a geração de empregos e oportunidades”.

De acordo com a Secretaria do trabalho de Londrina, as três edições do mutirão conseguiram reunir quase 100 empresas, aproximadamente 2 mil pessoas que procuravam uma oportunidade de trabalho foram atendidas. Além do recrutamento, quem foi até os locais de atendimento também encontrou oportunidades de estágios, cursos e a elaboração gratuita de currículos. As estruturas montadas possibilitaram o contato direto entre os interessados e as empresas que ofereciam vagas. As prefeituras contaram com parcerias com o Senai, Senac e Unopar.

O Conecta Norte, foi considerado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) como o evento de empregabilidade mais bem-sucedido do estado em 2025. Por essa razão a entidade deve elaborar um documento com as principais diretrizes e aprendizados do mutirão. O material poderá servir de base para a ampliação da estratégia em outros municípios paranaenses.
Durante a realização do Conecta Norte em Cambé, no dia 23/10, o presidente da Amepar e prefeito da cidade, Conrado Scheller, disse que o mutirão é um exemplo do que deve ser feito na Amepar.
“O que aconteceu aqui é o espírito do que a Amepar tem que ter. São cidades que estão próximas, conectadas e estão organizando tudo. As outras cidades da Amepar também já estão avançando nesse processo para pegar esses projetos e trabalharem conjunto. Quando juntamos esforços, ampliamos oportunidades de emprego, aproximamos quem precisa trabalhar de quem pode oferecer vagas e fortalecemos a economia de toda a região. Esse é o papel da AMEPAR: promover integração e apoiar iniciativas que geram dignidade, renda e futuro para a nossa população”, disse.