A concessionária EPR Paraná e a Prefeitura de Rolândia anunciaram que os moradores da cidade não vão pagar pedágio em deslocamento dentro do município. A declaração foi num evento realizado na própria prefeitura na manhã de terça-feira, 31 de março.

Na ocasião o diretor-presidente da concessionária EPR, Marcos Moreira, apresentou junto com a equipe técnica, detalhes sobre os pórticos de pedágio free flow que vão ser instalados na cidade. Esse sistema elimina praças físicas e utiliza pórticos com câmeras e sensores para efetuar a cobrança automática da tarifa. De acordo com o diretor serão dois pórticos de pedágio entre Rolândia e Arapongas, o morador que passar pelos dois paga o pedágio, por apenas um, não paga.
“Esta é uma evolução do que a gente havia pensado antes que era fazer cadastro de placas ou ter tempos de passagem entre um pórtico e outro, é uma solução muito mais prática já empregada em outra concessão no estado do Paraná”, disse.

De acordo com o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, os detalhes já vinham sendo tratados com a EPR desde janeiro. Para ele o modelo acordado com a concessionária foi o melhor. “É vantajoso para os nossos empresários, comerciantes e munícipes que trabalham nas regiões próximas onde os pórticos serão instalados”. A cobrança só será validada quando passarem pelos dois pórticos e não apenas um, disse.

Ainda não há uma data para o início da cobrança do pedágio, mas os valores, publicados na época do leilão, já foram divulgados. O pedágio Arapongas-Rolândia vai custar R$ 10,46. O destino das antigas praças de pedágio vai ser decidido pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Elas poderão ser demolidas ou reaproveitadas para finalidades públicas, como bases do SAMU ou postos de serviços.
