Caminho de mais produtividade e rentabilidade foi apresentado num evento sobre a soja em cidade da Amepar

O Encontro Regional da Cultura da Soja foi realizado na terça-feira (30), em Alvorada do Sul. Participaram centenas de profissionais da cidade e também de municípios vizinhos que fazem parte da Amepar. O objetivo principal foi reunir produtores, profissionais que atuam na cadeia produtiva da soja, além de estudantes e a comunidade em geral. No evento foram discutidas as boas práticas agrícolas para a melhoria da produtividade e rentabilidade da cultura da soja. Participaram especialistas da Embrapa Soja, do IDR-Paraná e também das empresas parceiras que atuam em Alvorada do Sul.

De acordo com o chefe do Escritório Regional de Londrina do IDR-Paraná, Renan Ribeiro Barzan, todos trataram temas de grande relevância para a sojicultura da região. 

“Um exemplo foi o zoneamento agrícola de risco climático na nova modalidade de níveis de manejo, trabalho apresentado pelo Dr. José Renato Bouças Farias, pesquisador da Embrapa Soja. Também foram apresentados os resultados obtidos por meio da parceria entre o IDR-Paraná e a Embrapa Soja com as unidades demonstrativas de co-inoculação da cultura da soja”, destacou.

A co-inoculação é uma prática que tem por objetivo utilizar bactérias para aporte de nitrogênio na cultura e crescimento da soja. Também de acordo com Renan Barzan, a co-inoculação já apresenta resultados positivos aos produtores de soja da região. “Tal procedimento tem trazido aos produtores ganhos de aproximadamente 8% de produtividade, podendo gerar em torno de 500 reais de ganho de rentabilidade líquida para o produtor de soja”, disse.

No fim do encontro foram apresentados relatos de produtores de Alvorada do Sul que adotam a prática da co-inoculação. Os benefícios do uso dos inoculantes foram demonstrados pelas empresas de Alvorada do Sul que são fornecedoras também dos equipamentos utilizados na prática. O evento fez parte da programação da primeira Expo Alvorada e foi promovido e realizado pelo IDR-Paraná, em parceria com a prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, Embrapa e empresas privadas do setor.