Prefeitos da Amepar discutem sobre Casa de Acolhida para os muncípios

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) participaram, nesta sexta-feira (05), da II Reunião Ordinária do ano de 2024, convocada pelo presidente da associação, Sérgio Onofre, prefeito de Arapongas. Também foi registrado a presença do Deputado Estadual, Tercílio Turini e o representante do Dep. Estadual Tiago Amaral. A pauta incluiu temas relevantes como o “Construção de um auditório anexo a sede da Amepar”, “Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência” e apresentações de projetos institucionais e de empresas privadas sobre soluções para os entes públicos.

Onofre deu início à reunião com apresentações do Sr. Gilson Santos, presidente da AMEP e Raul Gradovski, técnico de planejamento da AMEP sobre as tratativas iniciais para a implantação do PDUI(Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado do Paraná) na RM, o Sr. Marcio Alencar, Diretor Regional da Secretaria de Justiça explanou sobre os trabalhos que a secretaria atua e se colocou a disposição para atender as demandas dos muncípios, na sequencia o Sr. Daniel Barros, da UEL Programa Paraná Empreende Mais Cursos, trouxe os cursos disponíveis e como as prefeituras podem usufruir deles, e para finalizar o Sr. Cláudio Prata levou os projetos de Aviário, para que os prefeitos possam incluir em seus programas de fomento rural.

Entre os assuntos internos da AMEPAR, foi submetido à votação da assinatura da escritura da doação da viela ao lado da sede da Amepar, para a construção de uma nova ala para reuniões. “Temos dinheiro em caixa e queremos fazer o projeto e a execução ainda este ano, pois essa área foi doada pela prefeitura de Londrina no final do ano passado (2023) e a ampliação visa proporcionar um espaço interno mais amplo, capaz de acomodar reuniões com mais de 100 pessoas.” ressaltou Sérgio Onofre.

Além disso, Onofre destacou a atuação da Casa de acolhida de Arapongas, projeto que acolhe mulheres e seus filhos que estão em momento de perigo, quando são agredidas pelo seu parceiro e estão no aguardo de uma definição da justiça, colocando o modelo que já é um sucesso em Arapongas e também a disposição de outros municipios para que encaminhem suas mulheres para esta casa. “Aqui em Arapongas deu certo, além de levar a ideia para os prefeitos que queiram implantar em suas cidades, coloco também a disposição da nossa casa de acolhida para os municípios que não tem condições de montar uma.” finalizou.