CONCURSO BUSCA UM PRATO TÍPICO PARA ARAPONGAS

Primeira fase classificatória acontece hoje e deve avaliar as trinta e nove receitas  inscritas

 

Ao todo trinta e quatro candidatos inscreveram receitas de pratos doces e salgados.  Além da premiação, o objetivo é também registrar o nome na história gastronômica da cidade.

O concurso “Sabores de Arapongas” aberto ao público e com inscrições gratuitas está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o apoio das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo e de Cultura Lazer e Eventos. A iniciativa faz parte das homenagens aos 70 anos de Arapongas no último dia 10 de Outubro.

As receitas foram desenvolvidas por moradores e alguns restaurantes da cidade, a partir da sugestão de ingredientes produzidos em maior escala na região de Arapongas: frango, ovo, milho, trigo, soja e/ou abacate. Cada participante pôde inscrever uma receita em cada categoria, sendo obrigatória a utilização de pelo menos três dos seis ingredientes sugeridos, na composição da receita salgada. E, no prato doce o abacate como o ingrediente principal.

O objetivo é o de colocar a cidade no Calendário Gastronômico Regional, Estadual e Brasileiro valorizando a cultura e gastronomia com base em produtos locais e, fomentando assim o Turismo Gastronômico na cidade.

A Comissão Julgadora será formada por representantes da Paraná Turismo, Abrasel – Associação de Brasileira de Bares e Restaurantes, Chef’s de Cozinha e Representantes de Universidades e  Escolas de Gastronomia, Imprensa especializada em caderno e blogs de gastronomia, ACIA – Associação Comercial e Industrial de Arapongas e Câmara da Mulher Empreendedora de Arapongas.

As etapas de avaliação são abertas ao público e acontecem nos próximos dias 06/11 (fase classificatória), 20/11 (semifinal) e 27/11 (final) às 19h00 no Espaço VZ Eventos/Casa da Amizade – Rotary que fica na Avenida Gaturamo, 900.