O lançamento da operação foi na tarde do dia 15 de setembro no Centro Esportivo Castelo Branco, em Cambé. A Operação Sinergia faz parte da Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Estavam presentes no lançamento o secretário Estadual da segurança pública Hudson Leôncio Teixeira, o presidente da Amepar e prefeito de Cambé Conrado Scheller, e centenas de agentes das forças de segurança. O objetivo foi reforçar o policiamento ostensivo, ampliar a prevenção de crimes e intensificar a repressão qualificada em toda a região Norte do Estado.
A Operação Sinergia previa o cumprimento de mandados de prisões e outras medidas cautelares; fiscalização de veículos e pessoas em condições suspeitas; patrulhamento ostensivo e preventivo, propiciando maior sensação de segurança, e desestimulando e prevenindo ações criminosas e outros delitos; fiscalização de pontos sensíveis em áreas de grande deslocamento e nas rodovias; além da abordagem a pessoas, mediante a fundada suspeita.

Integraram a Operação a Polícia Militar, por meio da 11ª Companhia Independente, assim como unidades do Choque, Rone, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e Guarda Municipal de Londrina.

O presidente da Amepar, Conrado Scheller, destacou que as prefeituras da região se integraram para ouvir e levar reivindicações ao secretário de segurança. “O coronel Hudson esteve em Cambé ouvindo prefeitos, vereadores e a comunidade em geral que são as pessoas que estão aqui no dia a dia. O coronel e o governador Ratinho Júnior tem mantido ações muito fortes de combate à criminalidade e a gente só tem a ganhar com essa integração.”

O secretário de Estado Hudson Leôncio Teixeira disse que a operação foi planejada durante meses. “Junto com as reuniões nós temos todo um planejamento operacional para a semana do lançamento da operação e também para os próximos meses”, disse.