O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, apresentou uma aula magna em Londrina na segunda-feira (08/12). A aula fez parte do evento “Governança Pública e Inteligência Institucional”, realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel) e o Instituto Iter com apoio da Amepar e outras associações de municípios. Durante a apresentação, Mendonça disse que de maneira geral a qualidade da gestão publica nas cidades brasileiras tem um longo caminho a ser percorrido, mas que municípios de algumas regiões estão mais avançados.
“Em primeiro lugar é no município onde de fato o cidadão vive, mas também é onde há mais dificuldade na capacitação e compartilhamento de conhecimento de servidores. Aqui (Londrina e região) é um verdadeiro oásis quanto à qualidade da gestão pública diante do que encontramos em várias outras partes do Brasil”, declarou o ministro.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral, destacou que o evento com o ministro André Mendonça foi um momento de troca de conhecimento com os prefeitos da região. “Cumprimento a todos os prefeitos da Amepar, fico muito feliz, como membro do Tribunal de Contas, de estar aqui palestrando e compartilhando conhecimentos com todos os gestores da região”, disse.

O prefeito de Cambé e presidente da Amepar, Conrado Scheller, destacou que o momento foi de grande troca de conhecimento com a possibilidade de trazer as experiências diárias da gestão e conhecer lições já realizadas.
“O conhecimento só é importante quando compartilhado, tivemos aqui uma super aula. Nos alegra saber que autoridades desse nível entendem nossos problemas. O ministro sugeriu a montagem de gabinetes de governança, é uma experiência que fizemos em Cambé e onde discutimos se temos recursos e legalidade para cada passo que será tomado. Fico feliz em saber que já estamos colocando em prática uma orientação do ministro André Mendonça”, destacou.
