Nova unidade do Hospital do Câncer de Londrina deve reforçar atendimento na região

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) lançou nesta segunda-feira (29) a pedra fundamental de sua nova unidade. A área vai ser construída no bairro Abussafe, na Zona Leste da cidade. A nova estrutura vai oferecer 62 leitos de internação. O terreno, doado pela prefeitura de Londrina, tem mais de 25 mil metros quadrados. Tiago Amaral, prefeito de Londrina, disse que o espaço vai ser criado principalmente com foco nos cuidados paliativos.

“Esse espaço foi concebido em primeiro lugar para isso, para cuidar realmente das pessoas naquele momento mais desafiador, vai ser uma estrutura muito forte”, disse.

A deputada federal Luíza Canziani destacou que a nova unidade vai trazer mais dignidade às pessoas que precisam de atendimento. “A nova unidade vai atender com ainda mais qualidade e dignidade os pacientes de toda a nossa região. Essa é uma conquista a todo mundo que está passando por um momento de dor”. 

O presidente da Amepar e prefeito de Cambé, Conrado Scheller, disse que Cambé é uma das cidades que colaboram com o hospital e que é como uma engrenagem que funciona com perfeição.  “Cambé é uma das cidades que dá subvenção anual para o hospital do câncer. É a classe política trabalhando, a iniciativa privada também trabalhando e a equipe médica fazendo a sua parte”, destacou.

O diretor administrativo do HCL, Edmilson Garcia, diz que a nova unidade deve ficar pronta em meados de 2027. “Já devemos iniciar nos próximos dias toda a fundação, é uma obra que a gente estima que deve durar 2 anos e meio.

O HCL é referência para 166 municípios do Paraná, atendendo mais de 1,2 milhão de pessoas por ano – cerca de 2,5 mil atendimentos diários, sendo mais de 90% deles pelo SUS.