PORECATU

PorecatuHabitantes: 13.863

História

O norte paranaense só passou a atrair a atenção de colonizadores no final do século XIX, quando o chamado Norte Pioneiro, a nordeste do estado, passou a ser colonizado por agricultores vindos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, interessados em criar fazendas de café. Até este momento, a menos de algumas diligências de jesuítas catequizadores e exploradores ocasionais, o norte do Paraná era apenas habitada por índios. Porecatu significa na língua Tupi algo como “bonito salto d’água”.

A parte mais ao norte desta região, que engloba a área do município de Porecatu, é a de colonização mais tardia, tendo se iniciado no final da década de 1930. Suas terras foram loteadas, no início da década de 1940. Um dos grandes adquiridores destas terras foi Ricardo Lunardelli, que por sua vez as dividiu e loteou. Registra-se que Ricardo Lunardelli chegou a região da atual Porecatu, em 8 de dezembro de 1941, data considerada como sendo a de fundação do município.

O povoamento que viria a se tornar a atual cidade de Porecatu teve seu primeiro registro oficial como distrito do município de Sertanópolis em 30 de dezembro de 1943. Porecatu passou à categoria de município, desmembrando-o de Sertanópolis.

Acesse o site da prefeitura

Confira a galeria de imagens

[av_masonry_gallery ids=’816,815,817,818′ items=’24’ columns=’4′ paginate=’pagination’ size=’fixed’ gap=’no’ overlay_fx=” container_links=’active’ id=” caption_elements=’none’ caption_styling=” caption_display=’always’ color=” custom_bg=” av_uid=’av-ba33b’]