Portaria libera recursos para o programa Brasil Alfabetizado

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para publicação da Portaria 9/2017 que trata da transferência de recursos para o Programa Brasil Alfabetizado. As medidas estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 12 de setembro.

Segundo os textos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está autorizado a divulgar a relação dos entes executores que tiveram seus planos plurianuais de alfabetização validados e estão aptos a receber recursos, os quais devem ser obrigatoriamente destinados para ações no Brasil Alfabetizado.

O programa, de caráter nacional, busca superar a questão do analfabetismo no Brasil. Fazem parte do público-alvo: jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Com isso, busca-se também contribuir para universalização do ensino fundamental no país.

O atendimento é prioritário a Municípios que apresentem elevada taxa de analfabetismo e os repasses servem de apoio técnico e financeiro para os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, Municípios e Distrito Federal.

Fonte: CNM