Presidente da AMEPAR pede apoio de Sérgio Moro para o Projeto Muralha

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, Sérgio Onofre, prefeito de Arapongas, entregou na quarta-feira (22) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, cópia do Projeto Muralha. Na audiência, da qual também participou o deputado federal Pedro Lupion (DEM), Sérgio Onofre explicou ao ministro que o projeto compreende a aquisição de Sistema de Captação e Transmissão de Imagens em Vias Públicas como solução em Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).  “Na prática, o Projeto visa o reconhecimento de veículos vindos da tríplice fronteira Argentina, Paraguai e Brasil, considerando que a região serve de rota terrestre para tráfego de drogas e armamento, vindo a abastecer principalmente os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, frisou Sérgio Onofre. O trabalho será realizado através de sistema de câmeras de identificação de placas veiculares que transitam na Região Metropolitana de Londrina e igualmente veículos regionais com indicativos/procedente de atos investigativos ou de furto/roubo.

O objetivo é ampliar o combate à criminalidade nos municípios Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Miraselva, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana. Basicamente, são municípios que integram a Associação dos Município do Médio Paranapanema (Amepar) e/ou o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina (Cismel), presididos por Onofre. “O ministro Moro, que é de Maringá, recebeu muito bem o projeto e visualizou facilmente a área de abrangência, pois os municípios são da região metropolitana de Londrina e vivem problemas comuns em termos de segurança pública”, acrescentou o prefeito. Segundo o IBGE, juntos esses 26 municípios somam uma população de 1.234.819 habitantes.

COMO VAI FUNCIONAR

Pelo projeto, as câmeras especiais do Projeto Muralha vão captar as imagens dos veículos e transmitir para uma central (CISP-NP). A imagem é tratada, transformando em logaritmo (placa). A seguir, será feito o envio da identificação do veículo para banco de dados (Celepar), bem como no próprio sistema (banco interno) ou entre outros bancos de dados para cruzamento e verificação das restrições. Verificada se há a restrição, será retornada a informação ao sistema implantado na central da CISP-NP. Com a informação recebida, será disparado alerta para os órgãos de segurança (policiais rodoviários federais e estaduais, policiais militares e civis e guardas municipais).

O valor de todos os equipamentos, incluindo câmeras, postes de concreto armado, braço alongador e extensor, nobreak, servidores, serviço de implantação de rede óptica e vários outros itens, é de R$ 4,3 milhões. “O ministro mostrou-se bastante interessado no projeto e saímos com a certeza de que teremos nele um grande aliado para a implantação do projeto”, afirmou Sérgio Onofre. O deputado federal Pedro Lupion também gostou muito da audiência. “Tudo o que está no projeto materializa o que o ministro Moro vem buscando: uma forma inteligente, rápida e moderna de fechar o cerco contra a criminalidade”, resumiu o parlamentar.

FFonte: Assessoria da prefeitura de Arapongas/ Assessoria AMEPAR