Sucesso marca a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres em Arapongas

Arapongas recebeu nesta sexta-feira, 14, no Cine Teatro Mauá, a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, trazendo como proposta auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias com foco nas políticas públicas para mulheres e o acesso dos municípios aos projetos e recursos estaduais para este público. Nesta oportunidade, o evento contou também o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e Prefeitura Municipal.  Arapongas foi a sétima cidade a receber o encontro, que está percorrendo todo o Paraná, num total de 10 episódios, e reuniu um público de mais de 600 pessoas. 
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, que também é presidente da Amepar e responde interinamente pela presidência da AMP, salientou a importância do evento, reforçando a atuação do município nas políticas públicas voltadas às mulheres. “ É um dia especial para Arapongas. Um dos maiores eventos do Paraná voltado especialmente para as mulheres. Nossa gestão tem articulado e colocado em prática projetos de políticas públicas às mulheres e queremos fazer ainda mais”, disse. Ele relembrou alguns serviços já implementados, como a Delegacia da Mulher, a Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, rede especializada junto à Patrulha Maria da Penha e Secretárias Municipais. “Além disso, queremos contribuir para a participação de mais mulheres na política. É importante que vocês ocupem esses e outros espaços”, destacou Onofre.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou o objetivo de aproximar as ações do governo do Estado junto aos municípios. “Queremos alcançar o maior número de mulheres e os municípios e associações têm nos acolhido de maneira significativa para que a gente possa assessorar as equipes, capacitar os técnicos e trazer recursos para custeio das ações em prol das mulheres”, pontuou. 
Ainda pela manhã, o encontro contou com a palestra da coordenadora de Fomento e Promoção da Diretoria de Políticas para Mulheres, Larissa Marsolik. Também houve exibição de vídeos institucionais, como a do governador Ratinho Jr, além de apresentações musicais. 
PROGRAMAÇÃO
O 7ª episódio Caravana Paraná Unido pelas Mulheres se estende no período da tarde, com palestras técnicas, orientações, relato de experiências, debate e coffee break. O encerramento está previsto para às 16h00.
O encontro contou também com a presença dos deputados estaduais Cloara Pinheiro e Pedro Paulo Bazana, do vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani, secretária de Políticas Públicas para mulheres, Terezinha Pereira, secretários municipais, vereadores da base aliada, prefeitas e prefeitos da Amepar, AMP e Amuvi, primeiras-damas de municípios da região, representantes de comunidades de povos indígenas, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Universidade Estadual de Londrina, clubes de serviços e várias outras entidades.