AMEPAR DEBATE AÇÕES VOLTADAS PARA A SAÚDE PÚBLICA EM REUNIÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

O prefeito de Arapongas e também presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), Sérgio Onofre, participou na sexta-feira, 21, de uma reunião convocada pelo Ministério Público de Londrina (MP) para a discussão de pautas voltadas à saúde pública, entre elas, a situação de superlotação dos hospitais terciários de Londrina e região. Através da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina – que realiza semanalmente reuniões pautadas na proteção dos Direitos Humanos, Saúde Pública e Educação, nesta oportunidade, o encontro teve também a participação de outros prefeitos da região, secretários municipais de saúde, diretores do CISMEPAR – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema, demais lideranças políticas, entre elas, o deputado estadual Tiago Amaral, deputado Federal Diego Garcia e diretores de hospitais. Conforme o MP, os atendimentos da saúde pública encontram-se super comprometidos, tendo em vista que as demandas excedem a capacidade instalada nos serviços, desfavorecendo as unidades terciárias – que são as que atendem casos mais complexos, e que têm atualmente recebido demandas de hospitais secundários – responsáveis por casos menos complexos. Outras pautas como maior financiamento de recursos por meio do Governo Federal, instalação da maternidade no Hospital Universitário (HU), investimentos na capacitação e contratação  de profissionais também foram explanadas.

Onofre pontuou a necessidade de uma melhor redistribuição dos serviços e pacientes. “ Nós precisamos que a Secretaria de Saúde do Estado seja mais próxima dos prefeitos. Os problemas na saúde pública devem ser discutidos com todos os prefeitos, pois cada município tem dificuldades dentro da sua peculiaridade. Temos municípios  de menor porte que não tem hospital e que não tem essa condição. Precisamos articular propostas e levá-las para outras esferas para restabelecermos a qualidade na saúde”, falou. Onofre citou o exemplo de Arapongas. “Nós aplicamos 28% de recursos todos os anos na saúde, e ainda temos a cooperação humana da promotoria pública, onde os promotores da nossa região têm nos ajudado. Saúde não se faz apenas com dinheiro, mas também com gestão”, incluiu.

Durante a reunião que se estendeu no período da tarde, os participantes garantiram a formação de uma comissão para uma audiência em Curitiba.  O “gabinete de crise” composto por prefeitos da região, secretários municipais, gestores em saúde e judiciário marcaram uma nova reunião. O encontro deverá ser realizado na próxima quinta-feira, 27, na sede da AMEPAR, para alinhamento de definição de novas estratégias.

Participaram também a promotora de Justiça de Londrina, Dra. Susana Broglia Feitosa de Lacerda, o secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Jr, secretário de Saúde de Londrina, Carlos Felippe Marcondes Machado e demais prefeitos da AMEPAR, representantes de entidades e clubes de serviços.

FONTE: IPMA