PREFEITOS DA AMEPAR IRAM COBRAR A SESA APÓS 2ª REUNIÃO COM O “COMITÊ DE CRISE DA SAÚDE”

Na manhã desta quinta-feira (27), prefeitos, secretários de saúde e diretores de hospitais da região do Médio Paranapanema (AMEPAR) e representante da 24ª promotoria de Londrina realizaram um nova reunião para tratar sobre a crise dos hospitais terciários de Londrina e região metropolitana que sofrem com sobrecarga de atendimento e déficit orçamentário. O primeiro encontro foi realizado na sede do MP em Londrina na ultima sexta feira 21/10, já o segundo encontro foi realizado na sede da associação.

As dificuldades apresentadas na semana passada também foi pauta dessa reunião junto ao Comitê de Crise da Saúde, e apurada com mais objetividade. Os hospitais apresentaram seus problemas nas reuniões e espera que seja feita uma melhor distribuição dos serviços em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde. Para o presidente da AMEPAR e prefeito de Arapongas Sérgio Onofre, quando não se investe dinheiro suficiente na saúde ela poderá estar matando alguém”, e por isso ele não vai medir esforços juntamente com os demais prefeitos da AMEPAR para achar uma solução cobrando também a secretaria de Saúde do estado (SESA).  

Os prefeitos também reconhecem que é preciso aumentar os aportes financeiros aos hospitais terciários, mas entenderam que precisam também da colaboração da secretaria do estado. Por isso, uma reunião já foi marcada para o dia 7 de Novembro em Curitiba com os prefeitos do “Comitê de Crise” e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para mostrar o quanto essa região é forte e que precisa de tratamento diferenciado por aqui” também.