PREFEITOS DA AMEPAR LEVAM REIVINDICAÇÕES SOBRE HOSPITAIS TERCEÁRIOS DE LONDRINA E REGIÃO À SESA

Nesta segunda-feira, 07, o prefeito de Arapongas e também presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, participou de uma reunião junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba. O evento contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, do deputado estadual Tiago Amaral, do diretor de Gestão em Saúde, Vinicius Filipak, além de vários prefeitos da região. O encontro debateu questões voltadas à saúde pública, entre elas a situação de superlotação dos hospitais terciários de Londrina e região. Trata-se de pauta já levantada em encontros anteriores, por intermédio da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, nos dias 21 e 27 do mês passado. Conforme o MP, os atendimentos da saúde pública encontram-se supercomprometidos, tendo em vista que as demandas excedem a capacidade instalada nos serviços, desfavorecendo as unidades terciárias – que são as que atendem casos mais complexos, e que têm atualmente recebido demandas de hospitais secundários – responsáveis por casos menos complexos.

Outras pautas, como maior financiamento de recursos por meio do governo federal, instalação da maternidade no Hospital Universitário (HU), investimentos na capacitação e contratação de profissionais também foram abordadas. Sérgio Onofre explica que uma comissão foi montada para levar as reivindicações até a Sesa. “Tivemos um resultado positivo com a nossa vinda a Curitiba. O secretário Beto Preto nos deu esperança de alguns projetos que tendem a contribuir com os hospitais, entre eles o Evangélico e Santa Casa de Londrina, que são cruciais nos atendimentos de inúmeros pacientes de toda a região”, salientou.

Agora, a SESA trabalha em um projeto que prevê um repasse para cobrir o que está sendo pedido de valor a mais pelo Hospital Evangélico e pela Santa Casa, pedido reforçado por Tiago Amaral. A solicitação é de R$ 300 mil para o Hospital Evangélico e R$ 250 mil, a mais por mês, pelo período de seis meses.

Ainda segundo Onofre, uma nova agenda será marcada junto aos representantes dos hospitais terciários para repassar o que foi alinhado junto ao governo do Estado. O encontro deve acontecer na Sede da Amepar, em Londrina, nas próximas semanas.

O deputado estadual, Tiago Amaral, vem participando ativamente do Comitê de Crise da Saúde, grupo integrado também pela Amepar, que busca gerenciar os problemas que se instalaram na saúde de Londrina e região e evitar um colapso. “ Na semana passada, articulei junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná a autorização para que HU/UEL ratifique o edital de contratação de anestesistas, com salários compatíveis com os oferecidos no mercado. Com os valores defasados, não há profissionais interessados e a falta de anestesistas no hospital se tornou um grave problema. Outra situação que o comitê tenta solucionar é a superlotação dos hospitais no nível de atendimento terciário”, disse.

Participaram também os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinatti, de Cambé, Conrado Scheller, de Ibiporã, José Maria Ferreira, de Rolândia, Ailton Maistro, de Bela Vista do Paraíso, Fabricio Pastore (Jacaré), de Alvorada do Sul, Marcos Pinduca e a prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova.

Fonte: IPMA