Saúde e bem-estar: saiba como seu Município pode agir para trabalhar o ODS 3

Desenvolvimento de ações conjuntas com diversos setores visando a promoção de uma vida duradoura e de qualidade. Com essa finalidade, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convoca os Municípios brasileiros a trabalharem pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3) como forma de promover a boa saúde e o bem-estar, assegurando uma vida saudável para todos e em todas as idades. Para tanto, os Municípios podem trabalhar em melhorias relacionadas ao saneamento, nutrição, produção agrícola e esportes, por exemplo.

Um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) aponta que a expectativa de vida da população brasileira, ao nascer, aumentou em 9.1 anos desde 1990 sendo atualmente de 74,7 anos. Para tal, é imprescindível a promoção de políticas que aumentem e qualifiquem, o acesso aos serviços básicos como saúde, saneamento e nutrição pelos governos nacionais.

A CNM realiza um trabalho em conjunto com diversas áreas técnicas para orientar gestores municipais acerca do que podem fazer para promover melhorias em seus Municípios em áreas como saúde, meio ambiente e observatório do Crack. Estes três assunto são trabalhados em pontos em agenda trabalhada anteriormente pelos ODS. Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) traz a redução da mortalidade infantil (ODM 4) e o combate a doenças como AIDS, malária e outras (ODM 6).

O Brasil conseguiu atingir a meta 4 alcançando taxa menor que a meta prevista para 2015, de 15,7 por mil nascidos vivos, obteve redução nas outras taxas mas sem alcançar a meta. Vale ressaltar que a ação brasileira no combate a AIDS se tornou referência mundial.

Municípios pelo Amanhã
Para trabalhar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto aos Municípios, a CNM promove a campanha Municípios pelo Amanhã. Até o dia 4 de fevereiro, a entidade vai divulgar ações, vídeos e textos sobre o assunto.

Compartilhe alguma ação implementada em seu Município e que se encaixe em algum dos ODS. Acesse o site da CNM e divulgue a sua ação.