O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou na quinta-feira (19) a sessão de disputa da licitação da nova trincheira da BR-369 com a Rua da Esperança, em Cambé. Seis empresas participaram da sessão, sendo a melhor classificada a Contersolo Construtora de Obras Ltda., com a proposta negociada de R$ 25.700.000,00.

A obra prevê a implantação de novas vias marginais na BR-369, rebaixamento da pista central e construção de duas passagens superiores conectando a Rua Esperança acima da rodovia. Ela será realizada no km 161 da BR-369, e somando a pista nova rebaixada e as marginais, chega a uma extensão de 1,260 metros. Está prevista também a implantação de novo sistema de drenagem de águas, muros de contenção com estacas atirantadas, sinalização horizontal, sinalização vertical, e dispositivos de segurança viária, entre outros serviços. As modificações devem causar um impacto positivo em todo o trânsito da região. A empresa vencedora deve encaminhar uma planilha de preços atualizada e os documentos de habilitação para análise de comissão de contratação do DER/PR.

O edital estabelece quatro meses para elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e 12 meses para execução da obra, utilizando o regime de contratação integrada. A licitação utiliza como base um anteprojeto de engenharia doado pela Prefeitura Municipal de Cambé.

A autorização para o lançamento do edital de licitação foi entregue pelo governador Ratinho Junior ao prefeito de Cambé, Conrado Scheller, em outubro do ano passado. Na ocasião o prefeito e presidente da AMEPAR disse que o novo viaduto vai garantir mais desenvolvimento para toda a região. “Estamos buscando a viabilidade dessa obra há anos, o viaduto vai trazer mais fluidez na rodovia, facilitar a logística em todo o norte do Estado e dar mais segurança aos motoristas e moradores de Cambé que precisam cruzar a via. Não é uma obra importante só para Cambé, como para toda a região”.