AMEPAR RECEBE SECRETÁRIO DO ESTADO DA PASTA DE INOVAÇÃO MODERNIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL MARCELO RANGEL

Na quinta-feira, 09, os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), receberam a visita do secretário da SEIMT Secretaria estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital;
Marcelo Rangel e equipe. Essa reunião foi iniciada e presidida pelo prefeito de Cambé e vice- presidente da AMEPAR Conrado Scheller, durante o encontro foram apresentados investimentos, projetos, estatísticas e ações desenvolvidas pela Secretaria da Inovação, além do envio de demandas dos municípios para fortalecimento da região. Apresentação de recursos para projetos de inovação; com Lei aprovada sobre os benefícios fiscais ICMS.

O secretario ressaltou que através dessa nova secretaria poderá resolver problemas que são comuns em uma prefeitura em áreas como Saúde, Educação e Infraestrutura. ““O Governo do Estado está identificando esses problemas, fazendo com que a inovação chegue para a ‘dona Maria”“. Um exemplo citado por Marcelo é o TFD (Transporte Fora de Domicílio”, em que pacientes precisam sair de municípios do interior para receber atendimento especializado em centros maiores. “Ainda é da maneira mais arcaica, ainda é feito de ônibus, é através de pedidos por malote. Tudo isso precisa ser reduzido a sistemas que estão no mercado”, acredita.

Nesse sentido, o intuito é “trabalhar para que os paranaenses tenham, na prática, soluções simples, mas que deem celeridade nos serviços públicos”. Ou seja, identificar quais são as dores da população.
O objetivo é pedir para que as administrações tenham um olhar diferenciado para o tema da inovação, “Inovação não é somente computadores, celulares, tecnologias completas, sistemas que muitas pessoas não conhecem. Inovação muitas vezes é uma atitude, um jeito de fazer diferente, é aquilo que normalmente você não vê em outros lugares”, disse.
Ele destacou o trabalho feito pela gestão de Assaí (distante 40 Km de Londrina), que foi selecionada, ao lado de Curitiba e Ponta Grossa, para a lista Smart21 Communities of 2023, que indica anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. As cidades paranaenses foram às únicas da América do Sul no ranking.

De acordo com o secretário, o objetivo da secretaria é fazer uma governança de toda a inovação do estado. Para isso, foi criado um “guarda-chuva” chamado Inova HUB, que fará a mentoria e auxiliará os ecossistemas regionais, possibilitando a troca entre municípios. “O que nós temos de bom em Londrina precisa ter conexão com Curitiba e outras cidades e que de repente possa ser apresentado para o mundo. E temos o Tecpar e a Celepar no guarda-chuva, que são órgãos técnicos para validação, identificação e apresentação de tecnologias”, explica Marcelo Rangel.
A reunião foi bastante proveitosa, onde os prefeitos se comprometeram a usar seus municípios como laboratórios de experiências tecnológicas e de inovação. Inicialmente, vamos produzir produtos para serem testados e avaliados. Quem vai avaliar? A população. “Se funcionar, queremos para o estado todo”, ressaltou. Estiveram presentes também os deputados estaduais Tiago Amaral e Tercilio Tuirini e a representante da Casa Civil em Londrina Sandra Moya.

Em segunda pauta os prefeitos discutiram um fato importante para todos os municípios; o cuidado com os animais, especialmente cães e gatos. A prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, apresentou aos prefeitos presentes uma empresa que oferece serviços de cuidados e proteção a esses animais.
Durante a reunião, os prefeitos discutiram as dificuldades que cada município encontra para cuidar dos animais e o quanto são cobrados pelo Ministério Público e pela população para garantir a proteção e o bem-estar dos animais. A falta de recursos e a falta de conscientização da população também foram temas abordados.

Bruna Casanova explicou que a empresa apresentada oferece serviços que podem ajudar a minimizar essas dificuldades, como a implantação de um sistema de cadastro e monitoramento dos animais, além de serviços de vacinação, castração e atendimento veterinário. Segundo ela, seu município já esta preparando uma licitação para que empresas como esta possa estar oferecendo esses serviços com resultados positivos. Os prefeitos presentes na reunião demonstraram interesse em conhecer melhor a empresa e seus serviços e discutiram a possibilidade de firmar parcerias para implantar esses serviços em seus municípios.
O prefeito de Arapongas e presidente da AMEPAR Sérgio Onofre salientou a importância do encontro que visa alinhar o planejamento estratégico de cada uma das cidades integradas à AMEPAR ao governo Ratinho Junior e caminhos que possa desenvolver a cada município conforme as necessidades.