Londrina foi contemplada com 2 das 13 turmas de capacitação profissional lançadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr). O objetivo é capacitar profissionais para compreender, desenvolver e aplicar conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, com foco em automação industrial, Internet das Coisas (IoT), sistemas robóticos e controladores lógicos programáveis (CLPs).

Além das 2 turmas de Londrina serão abertas 2 em Curitiba, 2 em Maringá, 2 em Ponta Grossa, 2 em Campo Mourão, 1 em Cascavel, 1 em Pato Branco e 1 em São José dos Pinhais. No total devem ser atendidos 260 alunos, cada um com direito a bolsa de R$ 1.008,00 para apoio financeiro durante os estudos. O investimento no programa é de R$ 752.015,36. O secretário do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, César Makiolke, destaca que o programa deve ser implementado na cidade nos próximos meses pelo Senai, e que no fim haverá encaminhamento dos alunos.
“No final ele será colocado em contato com as empresas que têm as vagas em aberto para essas formações. A ideia é que ele tenha uma carreira próspera e bem produtiva dentro da indústria”.
Makiolke também diz que com o projeto, Londrina tem protagonismo que impacta toda a região. “O Governo do Estado tem olhado para a nossa cidade sabendo que somos um pólo de formação e inclusão ao emprego. Com essa parceria do Governo Estadual com o Governo Municipal, a gente leva o desenvolvimento a todos os cantos e regiões, isso atrai investimentos e projetos”, disse.

A formação dos alunos será dividida em quatro módulos, com carga horária total de 96 horas, combinando teoria e prática:
– Internet das Coisas (IoT) – 24h: eletrônica, instrumentação e protocolos de comunicação.
– Automação Industrial Básica – 16h: eletropneumática, testes de sistemas e CLPs.
– Automação e Sistemas Robóticos – 40h: integração de processos, robótica e segurança.
– Automação Industrial com CLP – 16h: sensores, normas de segurança, inversores e programação prática.